sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cibernética...

Muitos  conceitos  são  constantemente  utilizados,  mas  nem  todos  sabem  o seu real   significado. Com  a informatização essa situação foi potencializada. É o caso  da  cibernética,  muitos  ainda  desconhecem o seu conceito.

"A cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja nos seres vivos, seja nas máquinas. A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes, e o controle é que regula o seu comportamento. A cibernética compreende os processos físicos, fisiológico, psicológicos etc. de transformação da informação. A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseados na comunicação entre os sistemas e o meio ambiente e dentro do próprio sistema".

Em relação à informação, a cibernética é compreendida por Chiavenato como "o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos, associados ao uso do computadores. Embora não se deve confundir a informática com computadores, na verdade ela existe porque existem os computadores. Na realidade, a informática é a parte da cibernética que trata da relação entre coisas e suas características, de maneira a representá-las por meio de suportes de informação, trata ainda, da forma de manipular esses suportes, em vez de manipular as próprias coisas. A informática é um dos fundamentos da teoria e dos métodos que fornecem as regras para o tratamento da informação. O processamento de informação levou ao surgimento do computador eletrônico, o qual deu início à era da informática. É uma ferramenta à disposição das empresas e pessoas, mas sua não utilização ou seu desconhecimento podem ser a diferença entre o sucesso e fracasso em qualquer atividade."

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Gestão. 4ª Edição, Ed. Makron Books

Fonte: http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Cibern%C3%A9tica_e_gest%C3%A3o#sthash.DMpR4Ln0.dpuf



Nenhum comentário:

Postar um comentário