domingo, 14 de setembro de 2014

Inclusão Digital...

Não é novidade que cada vez mais vivemos em uma sociedade informatizada, desde cedo, as crianças tem acesso aos computadores, vivemos na era da informação, com a disseminação dos meios de comunicação e da troca de conhecimentos pela internet.Daí surgem muitas questões: as escolas estão preparando os professores para conviver com essa nova geração? A Informática Educativa envolve a inclusão do aluno na sociedade informatizada? Qual o real papel do professor nessa geração da tecnologia da informação? Para Rubem Alves o professor deve provocar o aluno a pensar, estimulá-lo a curiosidade e criatividade, seria essa a saída, visto que, o conteúdo pode ser acessado pelas redes de comunicação e informação?

2 comentários:

  1. Hoje em dia a informatica na educação das escolas de nível básico tecnicamente só serve para produzir conteúdos de outras matérias, tais como; português; matemática; história; etc, é necessário uma reforma no conceito do que é a informatica na educação e cabe a nós, futuros educadores um debate sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ricardo, precisamos discutir muito o conceito e o uso dos recursos de informática na educação. Tenho acompanhado alguns amigos professores de escolas públicas do governo e vejo que estão realizando curso de informática na educação. Fico pensando, o que mesmo está faltando para que as práticas cheguem até os alunos? Algumas escolas tem equipamentos, laboratório, professores treinados, o que falta?

      Excluir